abril 30, 2015

Sobre marsala, cores e a percepção masculina

                 Em meio a um almoço com amigos, conversa vai, conversa vem, um deles me questiona a respeito de um comentário que fiz em uma de suas fotos, ao qual citei: "Marsala...Sucesso!", visto que estavam vestidos com a dita cuja, porém, contudo, todavia ele não entendeu meu comentário e um deles indagou: "Que cargas d'água é Marsala Ray?". Era nítida a indignação dos rapazes quando comecei a explicar que tudo não passava de uma cor.
                 
                 Para quem ficou tão confuso quanto eles, sem mais delongas, Marsala é a cor do ano, a cor de humor de 2015 de acordo com a PANTONE, uma empresa que desenvolve em escala mundial um sistema de cores, e que desde os anos 90, como já virou tradição, designa a cor do ano. Um vinho mais puxado para o fosco define um pouco a exatidão da cor, que em diversos tons está marcando presença em inúmeras coleções, por isso a dica é apostar em toda essa família.


               O significado desse "quase vinho" é um simples pleonasmo, que faz alusão a nada mais nada menos que um vinho que também recebe esse nome. 

                   De acordo com o release cedido pela Pantone, o conceito da cor é: 

 “Muito parecido com o vinho encorpado que empresta a Marsala seu nome, este saboroso tom encarna a riqueza e satisfação de uma refeição gratificante, enquanto suas raízes vermelho-amarronzadas emanam uma sofisticação e naturalidade relacionadas à terra. Este tom forte, mas elegante, tem apelo universal e pode ser facilmente traduzido para a moda, beleza, design industrial e decoração”.
                 
                 Em retorno ao almoço, esclareci todo esse mistério aos meninos e não satisfeitos, soltaram os comentários que eu já estava esperando: "Achei que isso era vinho.", "Eu pensava que bordô era a única variação de vinho" e em seguida a fala de um típico tricolor: "Pra mim é Grená!". Eu, como única mulher à mesa, evitei rebater qualquer piadinha, e amadureci a ideia de que definitivamente homens e mulheres percebem o mundo de forma diferente e que a percepção masculina é extremamente sólida. Eles têm dificuldade em diferenciar as tonalidades, o que para eles é um simples roxo... Para nós, pode ser um carbono, beringela, púrpura, violeta, lilás, magenta e outras n cores, a segunda dica do post é: Não compensa discutir!

 
              Esses são os queridos que estavam comigo durante o debate sem fim sobre Marsala. E tenho certeza de Marcos, Jhonatan e Felipe agora conhecem cada detalhe sobre essa cor, hahaha!