quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sobre xô, pedantes!


Os especialistas chegaram para amedrontar. Amedrontar quem quer aprender só por diversão, amedrontar quem quer arriscar conhecer algo novo ou amedrontar quem acha que sabe só o básico. Mas já está mais do que na hora de se dar um “chega pra lá” nos especialistas pedantes. Não é porque se estudou anos que se deve menosprezar os novos aprendizes. Os especialistas devem parar de se achar os donos do mundo. Hoje em dia, todos têm direito de estudar o que quiserem, sem restrições.


Se quero entender um pouco mais sobre vinho, por exemplo, tenho total liberdade para isso. Não tenho pretensões de me tornar uma enóloga, mas quero saber apreciar diferentes uvas. Não me permito, portanto, chatear-me com as críticas dos “enochatos”. Se eles se acham os únicos merecedores de provar bons vinhos, azar o deles.


Se quero conhecer um pouco mais do universo dos hindus, eu posso. Isso não significa que eu vá me converter ao hinduísmo, muito menos que deva saber tudo sobre Brahma, Shiva ou Vishnu. O aprendizado faz parte da existência. Conhecer sobre algo não significa converter-se a ele. O conhecimento jamais restringiu. Muito pelo contrário: ele expande.


Se quero assistir a certos filmes dinamarqueses sem me tornar uma professora de audiovisual, não há problemas. Quem acha que só merece conhecer aqueles que estudam profundamente, está errado. Saber um pouco de cada coisa talvez seja melhor do que saber muito de um único tema.



Dominar um conhecimento só para exibí-lo aos outros é a mais pura bobagem. Ninguém se importa com o seu nível de erudição e, por isso, mais vale aprender algo para ser útil a alguém do que ficar se vangloriando com conhecimentos inúteis. Tudo na vida não só merece ser compartilhado, como, também, utilizado. E como utilizar um aprendizado se não colocando-o em prática? A grande diferença entre um conhecimento jogado fora e um extremamente útil é apenas o destino que se dá a ele. Quem é pedante apenas exibe. Quem quer aprender, coloca em prática.


Natália Ribeiro


E-mail:nribeiro95@hotmail.com
Instagram: nataliaribeiro
 Twitter: natiribeiro9