sexta-feira, 29 de abril de 2016

SOBRE PLANEJAMENTO: AGENDAS E VIDA NO PAPEL


              Se você me conhece, e se assustou com o título do nosso papo de hoje, não fique assim, estou me esforçando (e muito) para me tornar um ser organizado. Não pense que só eu sou assim, no ritmo 220v em que vivemos, parece quase impossível realizar tudo o que programamos, dá aquela sensação de que 24h não são suficiente. 

             Leonardo Boff uma vez disse, que cada ponto de vista, é a vista de um ponto, levo esse pensamento comigo e tenho usado como mantra, visto que pra tudo na vida, existem mil lados e outras mil formas de resolução, cada um tem o seu jeito de olhar, de interpretar, de amar, se comunicar e de se organizar. Afirmo, não existem pessoas desorganizadas, existem pessoas que não descobriram ainda, a maneira que mais se encaixa com seu estilo de vida, para se planejar. 

               
                   Eu sempre tive prazer de escrever, anotar, desenhar, mas não havia pensado em usar isso ao meu favor. Criei o hábito de ter anualmente uma agenda, anoto tudo: eventos futuros, aniversários, planos para a semana, detalhes financeiros, datas especiais, horários e locais de reuniões. Além disso, descobri que trabalhar com cores é altamente eficaz, elas designam níveis de importância, para quando você "bater o olho", saber o que é pra ontem e que pode ser feito mais para frente... Tudo depende da sua necessidade, use post-its, anexe lembranças, deixe com a sua cara! Eu particularmente, adoro umas palavrinhas de apoio, trechos de músicas e fotos. Existem planners a venda, com espaços mais específicos dedicados a tudo isso também. 


                    Além das agendas, ótimos amigos são as listas, lembretes e calendários. Lista de tarefas, de prioridades e de metas, faça planos, saiba o que você quer, tenha em mente o que deve ser feito, anote e coloque-as em um local visível, elas funcionam como alertas, falando nisso, abuse dos lembretes no celular, eles despertam, piscam, e as vezes até irritam no começo, mas depois você verá que o resultado é de muito tempo reaproveitado. E por fim: calendários, eu sempre tive os tradicionais, mas ultimamente, tenho feito download de calendários divertidos, com letterings e espaços maiores para escrever, use palavras-chaves, marque aniversários, você vai amar olhar depois e ver tudo o que fez no ano.


                  E não se esqueça: se você anotou, deve ler... Não aposente sua agenda no armário, ela deve estar em mãos, na mesa do trabalho, no carro ou bolsa para que você recorra sempre!