quinta-feira, 1 de setembro de 2016

SOBRE CORES, ESTAMPAS, PADRONAGENS E PERSONALIDADE


               As cores dizem muito sobre nós, elas revelam, disfarçam e realçam não só o nosso humor-do-dia, mas muito da nossa personalidade. Quem não ama se vestir de acordo com a própria vida, desfilar aquelas peças que chegam junto com você, e que passam mensagens c-o-r-r-e-t-a-s? Essas ferramentas, cores, estampas e padronagens, são nossas aliadas quando o objetivo é identificar nossas referências de estilo.


  Nossa criação, os locais onde costumamos ir, pessoas com quem nos relacionamos, tudo isso interfere na formação da nossa personalidade, e consequentemente em nosso armário: estampas que usamos, cores... Além disso, a idade é fator determinante para nosso humor-da-época/da-semana/do-dia, conforme os anos chegam, experiências novas surgem e com isso nossas roupas se adaptam, sendo assim: temos que estar preparadas para viver cada fase.


   São as cores, as estampas e as modelagens escolhidas, que vão traduzir quem éramos, o que pensávamos. Vamos ao exercício: olhe fotos antigas, -muito antigas-, tente lembrar como estava sua vida nessa época, em que você acreditava... Que roupas usava? Cores? Como estava seu cabelo? Continua tudo igual? Espero que não! We need to change!  


   Vestir cores, não significa "estar colorida", lembrem: o preto e o branco também estão na cartela, e além de serem cores coordenáveis, são também protagonistas no guarda-roupa. Acho que a definição de cor é bem clara pra todos, mas a de estamparia e padronagem muitas vezes causam uma pequena confusão: padronagem é quando o tecido é trabalhado pra ter um design específico, formando um desenho ou uma forma, que vai ser repetido periodicamente, quer seja ppied poule, xadrez, ou whatever. Já estamparia, é quando o tecido pronto (e liso) é pintado ou adesivado, por exemplo, terno de xadrez é padronagem, uma calça de tie-dye é estampa, já uma camisa toda pintada com as mesmas flores repetidas vezes é uma padronagem, e uma t-shit com serigrafia é estamparia. 

                Tudo o que vemos e vivemos é recheado de motivos, de cores, de estampas...
Elas traduzem muito de você. Seja você!