maio 15, 2017

SOBRE PÁGINAS QUE ME CATIVARAM: BRUNA ZANELLA

Letrismos, caligrafias, escritas, tipografias & hand lettering. Se você compartilha frases nas redes sociais, com certeza já se deparou com alguma dessas técnicas.

Muito além de fontes, o hand lettering tem muita arte e muito artista envolvido. No páginas que me cativaram desse mês, vamos falar de Bruna Zanella.

A arquiteta brasiliense de 27 anos, que fez da paixão por arte e design, uma profissão. 

Em 2012, se mudou para a Espanha para estudar design no IED Madrid e se apaixonou pela vida por lá, por isso nunca voltou. E trabalhando como designer gráfica, descobriu que o mundo das letras, que sempre a fascinou, também poderia oferecer infinitas possibilidades. 

"A caligrafia e o lettering nos permitem, muito além da semântica das palavras, contar histórias com letras. Percebi que era uma ótima ferramenta de comunicação no design e comecei a me especializar." disse Bruna.

Tudo é motivo para se inspirar, ela diz que sua inspiração vem da arte, da moda, do design, da arquitetura, da música, do cinema, da poesia, do dia-a-dia:

"Nós recebemos constantemente diferentes estímulos e a nossa percepção do mundo influenciam constantemente nosso trabalho. Gosto muito de poesia e admiro muito as obras de E. E. Cummings, leio e releio constantemente. De música, o rock, indie e rock alternativo me motivam e ir a festivais sempre está na minha agenda. Acompanho a moda diariamente e também os designers e artistas que admiro."

Ela me explicou um pouco da diferença dessas vertentes: "A tipografia seria um conjunto de letras e caracteres com características formais definidas que formam um alfabeto; a caligrafia é a técnica de escrever à mão com uma ferramenta caligráfica como pincel, pena, marcador. etc; lettering seria o desenho de letras e palavras, com um caráter mais ilustrativo."

Cada dia mais, o handlettering me cativa. Escrever sempre foi minha praia, e sempre será, seja por aqui ou no papel e ver como Bruna trabalha, a escolha do papel, do pincel, das mensagens é admirável, tudo tem a autenticidade do trabalho "feito à mão", que carrega história, essência e a sensação do único, especial e personalizado.

"Fico muito feliz de poder compartilhar minhas técnicas e ideias. Mesmo trabalhando com caligrafia e lettering há alguns anos sigo me formando constantemente, porque a troca sempre enriquece muito o nosso trabalho."

Hoje, Bruna é referência na área, sempre está ativa em suas redes sociais, tem um blog cheio de informação e visual à altura e após o sucesso da primeira edição, em Junho desembarcará novamente à Capital, com o workshop de caligrafia e lettering! Dessa vez com módulos I e II, para nível iniciante e intermediário. Dica de um espaço transbordando arte, aprendizado e amor, com essa brasiliense que nos enche de orgulho.

Ela fez uma arte aqui pro Sobre Moda, que nunca negou que ama autenticidade, gente que faz e brasilienses. "We love handmade."
http://www.brunazanella.com/blog/
info@brunazanella.com
+34 671 459 169 
Twitter: @zanellabruna
Instagram: @brunazanella